(27) 995272128

pontos essenciais para um bom projeto arquitetônico 

necessidade | funcionalidade | estética
Foto: Alex Staudinger, Pexels.

Se você planeja construir, provavelmente já se deparou com a necessidade de criar um projeto arquitetônico, afinal, esse é um dos primeiros passos para a concretização da casa dos sonhos. É através do projeto que o arquiteto irá verificar a melhor forma de atender às necessidades do proprietário do imóvel. Além disso, o projeto arquitetônico permite a previsão dos recursos materiais e financeiros necessários para a obra. 

Caso você escolha construir de maneira autônoma, será necessário contratar um arquiteto. Já ao construir com a Quality Casas, por meio da metodologia Turn Key, nós conectamos você a um renomado escritório de arquitetura  que ficará responsável pela elaboração do projeto. Seja qual for a sua decisão, é importante que saiba avaliar se o projeto arquitetônico apresentado cumpre os requisitos para atendê-lo. Para ajudá-lo nesse parecer, listamos abaixo os pontos essenciais para um bom projeto arquitetônico:

 

Adequação às suas necessidades 

Durante a conversa que você terá com o arquiteto, é importante apresentar as demandas dos futuros moradores do imóvel. Afinal, a casa deve se adequar às necessidades da família e proporcionar praticidade e conforto. Por exemplo, se você trabalha em home office, é fundamental que o projeto inclua um escritório. Já se a prática de exercícios físicos é uma prioridade para você, talvez seja interessante sugerir um ambiente reservado a essa atividade no seu futuro lar.

Para não se esquecer de nenhum detalhe, pense nos seguintes aspectos: Quantas pessoas irão habitar ou frequentar de maneira sazonal o imóvel? Quais as idades dessas pessoas? A família possui perspectiva de expansão nos próximos cinco anos? Caso a resposta seja sim, é importante que o projeto seja pensado para comportar essa nova configuração familiar.

 

Solução para os problemas

Um bom projeto arquitetônico deve ainda identificar problemas e apresentar soluções eficientes para eles. Nesse sentido, é fundamental um estudo preliminar do terreno onde será feita a construção e do seu entorno. Isso ajudará a entender com o que você está lidando e tornará mais fácil a missão de encontrar os melhores recursos para adequação do projeto. 

Por exemplo, se o terreno está localizado em uma região com muitos ruídos sonoros, o projeto deve considerar o isolamento acústico para evitar transtornos futuros para os moradores. O melhor aproveitamento da incidência solar também é algo que deve ser considerado no momento da criação do projeto e pode te livrar de inconvenientes como um quarto onde incida o sol da tarde, o que durante o verão pode tornar o cômodo mais quente que o desejado. 

 

Funcionalidade e estética

Por fim, um projeto arquitetônico eficiente deve conciliar funcionalidade e estética. Isso porque, além de beleza, cada elemento de uma casa deve desempenhar corretamente a função para a qual foi desenvolvido, sem oferecer riscos aos moradores.

Imagine que o arquiteto proponha uma linda escada flutuante no projeto, mas você tem uma criança pequena ou um idoso na família. Apesar de esteticamente agradável, a escada flutuante não é a opção mais segura nesse caso por dois motivos: a ausência de corrimão, que geralmente é suprimido para manter o design leve e moderno, e as quinas dos degraus. Lembre-se que de nada adianta ter uma casa linda, mas disfuncional. 

 

Tendo esses parâmetros em vista, você poderá avaliar o projeto arquitetônico de forma mais criteriosa, mas você sempre pode contar com a nossa assessoria. Nossa equipe de profissionais experientes te ajuda a observar os detalhes que podem passar despercebidos. Nós, da Quality Casas, nos encarregamos de tudo para que você não precise se preocupar com nada.